top of page

   O VirtualBox é um projeto iniciado em 2007 por uma empresa alemã de nome Innotek, mas que hoje pertence à Oracle. Sua proposta é a de permitir ao usuário rodar um sistema operacional dentro do outro sem enfrentar complexidade.

​

   Há versões do software para os principais sistemas operacionais do mercado, como Windows, OS X e distribuições Linux. A versão mais importante do VirtualBox tem código-fonte aberto e é gratuita, mas a Oracle disponibiliza edições para uso corporativo que exigem pagamento de licenças.

​

    A versão 5.0 do VirtualBox traz suporte a vários sistemas mais recentes, como o Mac OS X El Capitan e o Windows 10 — para usar em uma versão anterior do Windows ou mesmo se você estiver em um Mac ou em um computador com Linux. O VirtualBox trouxe outras novidades interessantes, como a compatibilidade com portas USB 3.0 e melhorias do uso da CPU.
 

    Para usar o VirtualBox, você precisa de um disco de boot do sistema desejado ou de uma imagem ISO. Crie uma máquina virtual normalmente, escolhendo o sistema que você pretende usar, e depois configure todos os parâmetros que forem necessários, como memória e interface de rede.

​

Memória e espaço em disco

​

    Uma configuração que influencia diretamente no desempenho do sistema operacional rodado a partir do VirtualBox é a quantidade de memória RAM reservado a ele. Durante a criação da máquina virtual, você pode escolher um valor para isso, sendo que desde a versão 4.0 desse software, ele não apresenta limitações nesse sentido.

​
 

     Além disso, para usar o VirtualBox, é preciso criar um disco rígido virtual que armazena os dados do sistema. A versão 5.0 traz vários tipos de disco virtual, como VDI, VMDK, VHD e outros. Quando você configura um novo é possível definir seu tamanho como expansível, ou seja, vai crescendo conforme o necessário.
 

     O VirtualBox 5.0 é uma das formas mais simples de criar uma máquina virtual para emular um sistema operacional completo dentro de outro. Com ele, é possível rodar o OS X no Windows, por exemplo, de uma forma tão prática que qualquer pessoa pode fazer, mesmo sem ter um vasto conhecimento no tema.

​

     Tudo o que você precisa é de uma imagem ISO do sistema desejado ou um disco físico de boot. Ele é bem simples de ser configurado para a criação de máquinas virtuais, sendo que não é necessário nem fazer os ajustes mais avançados se você não quiser. Quem não souber como usar o VirtualBox assista  nossos videos disponíveis no youtube que estão postados mais abaixo.

​

Novidades da versão 5.0

​

Se você já usava o VirtualBox em versões anteriores, vai notar uma grande melhoria no desempenho e no uso dos recursos do computador. Ou seja, ele não deve deixar o seu PC tão lento, mas isso varia bastante de máquina para máquina.

Outra novidade que merece destaque é a possibilidade de redimensionar os discos virtuais, qua já existia na versão 4, mas ganhou algumas melhorias. Por exemplo, não é mais preciso pacotes de expansão para que isso funcione: basta selecionar a sua opção preferida! O uso da memória também foi melhorado, sendo possível aproveitar toda a capacidade da sua máquina.

Uma melhoria aguardada e que finalmente chegou é o suporte a portas USB 3.0, que faz com que você possa aproveitar ao máximo o hardware do PC. Além disso, ele é compatível com qualquer sistema operacional, mesmo os mais recentes como o Windows 10 e o Mac OS X El Capitan.

​

Vale a pena?

​

O VirtualBox é um aplicativo fácil de usar. Não é preciso ser um expert em informática para criar uma nova máquina virtual; você pode precisar, no máximo, de um tutorial passo a passo, mas ele não traz configurações complexas demais e nem coloca em risco a segurança do seu computador.

Apesar de ser preciso usar um disco de boot físico ou uma imagem ISO, recursos que podem ser pagos, o VirtualBox é completamente gratuito. Ou seja, vale a pena fazer um teste neste aplicativo e ver todos os seus recursos de perto.
 

Assista nosso curso completo sobre VirtualBox  disponivel em nosso canal do youtube.

Aula 01

Aula 02

Aula 03

Aula 04

Aula 05

Aula 06

Aula 07

bottom of page