Resistores
Um resistor ou uma resistência é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito. Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o OHM e é representada pela letra grega Ω.
As Leis de Ohm, postuladas pelo físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) em 1827, determinam a resistência elétrica dos condutores. Além de definir o conceito de resistência elétrica, Georg Ohm demonstrou que no condutor a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada. Foi assim que ele postulou a Primeira Lei de Ohm.
A Primeira Lei de Ohm postula que um condutor ôhmico (resistência constante) mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (ddp) aplicada entre suas extremidades.
Ou seja, sua resistência elétrica é constante. Ela é representada pela seguinte fórmula:
Onde:
R: resistência, medida em Ohm (Ω)
V: diferença de potencial elétrico (ddp), medido em Volts (V)
I: intensidade da corrente elétrica, medida em Ampére (A).
Como exemplo vamos calcular a resistência elétrica de um resistor que apresenta 10 A de intensidade de corrente elétrica e 200 V de diferença de potencial (ddp). Utilizando a formula da lei de Ohm teremos:
R = V/I
Sendo,
V = 200V
I = 10A
R = 200/10
R = 20 Ω
Logo, a resistência é de 20 Ω.
Então sabemos que a unidade de medida para os resistores é o Ohm e os seus múltiplos são:
-KΩ (kilo Ohms)
-MΩ (mega Ohms)
Um resistor de 1000Ω pode ser abreviado por 1KΩ, onde o K substitui os três zeros.
Um Resistor de 1000000Ω pode ser abreviado por 1MΩ, onde o M substitui os seis zeros.
Então se familiarize com estes termos, 10Ω - 10kΩ - 10mΩ pois serão muitos utilizados daqui para frente. Exemplos de valores comercais de resistores:
4k7 = 4700Ω 4m7 = 4700000Ω 15k = 15000Ω
150Ω - 470Ω - 330Ω - 270Ω - 100kΩ - 220kΩ e por ai em diante.
A maioria dos resistores são longos e finos, com o material resistivo colocado ao centro, e um terminal de metal ligado em cada extremidade. Este tipo de encapsulamento é chamado de encapsulamento axial. A foto acima mostra os resistores em uma tira geralmente usados para a pré-formatação dos terminais. Resistores usados em computadores e outros dispositivos são tipicamente muito menores, frequentemente são utilizadas tecnologia de montagem superficial (Surface-mount technology), ou SMT, conhecido como SMD esse tipo de resistor não tem "perna" de metal (terminal).
Os Resistores de maiores potências são produzidos mais robustos para dissipar calor de maneira mais eficiente, mas eles seguem basicamente a mesma estrutura.
Existem três características técnicas importantes dos resistores que podemos citar são:
-Simbologia: O uso de símbolos gráficos em desenhos de esquemas elétricos serve para representar os componentes, os equipamentos, e as relações entre estes e os efeitos físicos que integram o funcionamento completo ou parcial dos mesmos. Sendo assim, todos os componentes eletrônicos possuem seus símbolos esquemáticos e com o resistor não poderia ser diferente.
Para representação esquemática dos resistores são utilizados os seguintes símbolos:
O IEC - Comissão Eletrotécnica Internacional é uma organização internacional de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas. Alguns dos seus padrões são desenvolvidos juntamente com a Organização Internacional para Padronização. A sede da IEC, fundada em 1906, é localizada em Genebra, Suíça.
O IEEE - Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. É a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em beneficio da humanidade.
Polarização: Uma dúvida bem comum quando falamos de resistores, é se ele tem polaridade! A reposta é bem simples, não! O resistor não tem um lado positivo e um lado negativo, não há um lado certo ou uma polaridade determinada para ligar um resistor em um circuito, você pode ligar sem se preocupar com o terminal que ele ira funcionar perfeitamente cumprindo sua missão que é limitar a passagem de corrente, levando-se em conta a ultima características técnica que é potencia de dissipação do resistor
Potência: Entende-se por potência de um resistor, a capacidade que o mesmo possuem em suportar a corrente que circula pelo mesmo, quando ele esta limitando a passagem desta corrente, ou seja, sua capacidade de suportar a corrente na qual ele é submetido. Quanto maior for a corrente na qual o resistor irá trabalhar (limitado a passagem desta) maior deverá ser sua potência de trabalho. Uma outra característica sobre a potencia destes componentes é que quanto maior for a potencia do resistor, maior será o tamanho do mesmo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste último caso, são chamados de potenciómetros ou Trimpots. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
Resistor Ideal: Um resistor é chamado ideal quando sua resistência elétrica permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo mesmo.
Os resistores alem de serem classificados como fixos ou variáveis, eles podem ser classificados pelo material de que são feitos, desta forma eles podem ser classificados da seguinte maneira:
- Resistores de Carbono (mais comum);
- Resistores de Fio;
- Resistores de Metal filme; - Resistores de Porcelana;
Modo de exibição de Valores
Entendemos como modo de exibição de valores, a forma utilizada para informar todas as características que envolvem os resistores e que são pertinentes ao técnico, ou engenheiro que vai utilizar este componente em seu circuito.
Os resistores utilizam dois tipos de exibição de valores que são:
- Exibição direta;
- Exibição por código de cores.
-
No modo de exibição direta os valores são mostrados diretamente no corpo do resistor.
No modo de código de cores, os valores são passados por meio de anéis coloridos desenhados no corpo do resistor, sendo que cada cor representa um numero distinto. Sendo que o conjunto deste anéis coloridos exibem a informação referente ao valor da resistência e da tolerância do mesmo. Para a potencia, esta permanece sendo informada pelo tamanho do resistor.
Clique no vídeo abaixo para assistir nossa video aula sobre os resistores