Microsoft Windows XP
O Windows XP é um sistema operacional da Microsoft para computadores, desktop, notebooks, tablets e media centers. Lançado em 2001, o sistema foi muito bem recebido pelos usuários e continua sendo muito utilizado, mesmo após o encerramento do suporte em abril de 2014. Há mais de dez anos, a Microsoft lançou um de seus sistemas operacionais mais famosos, o já “idoso” Windows XP. Hoje em dia, o programa já conta com duas atualizações oficiais — as versões 7 e 8 —, mas isso não quer dizer que as pessoas ao redor do mundo tenham se esquecido dele ou até mesmo deixado de usá-lo.
De acordo com as pesquisas feitas pelo pessoal da StatCounter, o Windows XP ainda é o sistema mais utilizado em oito países diferentes. Além disso, se você levar em consideração todas as pessoas que têm um computador no mundo inteiro, o antigo programa da Microsoft passa a ser o segundo SO mais utilizado, perdendo apenas para o Windows 7.
Ainda segundo os dados divulgados pelo estudo, os países que mais utilizam o clássico XP são: Ilhas Cook (72% das pessoas contam com o sistema), Ilha Norfolk (70%), Coreia do Norte (61%), Eritreia (58%), China (54%), Cuba (52%), Marrocos (44%) e Vietnã (44%) — e, como era de se esperar, em questões numéricas, os chineses superam as outras nações.
Basicamente, existem duas versões para o Windows XP: Home e Professional. A versão Home é destinada a usuários domésticos, contando com recursos voltados para esse público: multimídia, reprodução de DVDs, ferramentas de vídeo, etc. Já a versão Professional, destinada ao uso corporativo, conta com ferramentas e recursos mais avançados. Entre vários outros recursos, o Windows XP Professional oferece a vantagem de trabalhar com dois processadores, permite o controle de pastas e arquivos em partições NTFS, oferece a possibilidade de trabalhar em um computador remoto, etc. Além dessas duas versões, existem outras menos expressivas, como o Windows XP Media Center Edition, Windows XP Embedded, Windows XP Starter Edition, etc.
​
​
​
​
​
​
​
​
Após o fracasso e críticas ao Windows Me (Millennium Edition), lançado em 2000, o Windows XP foi o responsável por recuperar a confiança dos consumidores para a Microsoft. O sistema foi lançado no dia 25 de outubro de 2001 e chamou a atenção por trazer uma nova interface gráfica e eliminar os problemas de estabilidade encontrados na versão anterior.
Na parte visual, o Windows XP mostrou-se um sistema muito mais intuitivo e agradável do que as versões anteriores. As janelas cinzas, e barras quadradas foram substituídas por uma interface colorida, com padrão azul, e botões mais arredondados e visíveis. Além disso, ele foi o primeiro sistema a apresentar o novo botão iniciar, maior, com mais atalhos e possibilidades de fixar programas, que resistiu até o Windows 7.
Ainda no que diz respeito ao visual, o Windows XP trouxe novas camadas e efeitos para o desktop, e apresentou um papel de parede padrão que viria a se tornar icônico. Os usuários poderiam ainda travar a barra de tarefas e evitar que houvesse desconfigurações no espaço.
O XP foi apresentado ainda em diferentes edições, além de estar disponível em 32 e 64 bits. A versão Home Edition era voltada para o uso doméstico e trazia ferramentas mais simples para o usuário comum. Já a edição Professional tinha como público empresas e usuários com conhecimentos avançados. Houve ainda uma versão Media Center Edition, mas esta nunca foi colocada à venda e era entregue somente sob encomenda.
A versão Starter Edition foi criada pela Microsoft com o fim de combater a pirataria presente em países emergentes, como Rússia, Brasil e México. Realmente, seu preço é bem menor em relação às outras versões, no entanto, possui uma série de limitações, como por exemplo, o fato de só poder abrir três janelas ao mesmo tempo para cada programa.
O Windows XP foi substituído pelo Windows Vista, lançado em 30 de Janeiro de 2007, contudo, grande parte dos usuários continua optando pelo sistema operacional mais antigo, afirmando que o XP possui uma estabilidade e eficiência bem superior ao Windows Vista. Estima-se que seja necessário de 5 a 7 anos para que o Vista alcance a marca de vendas do Windows XP.
Não só a mudança da interface atraiu os usuários para o Windows XP, mas também as funcionalidades do sistema. A plataforma trouxe o suporte a dispositivos Plug and Play, eliminando processos burocráticos de instalação, e não exigia que o computador fosse desligado ao remover um dispositivo externo, como um pendrive.
O XP apresentou ainda a tecnologia ClearType, que facilitava a visualização de textos em tela LCD, novidades na época. Além disso, ele melhorou o consumo de energia para a utilização em dispositivos móveis como notebook e tablets, e incluiu a possibilidade de inicializar a máquina mais rapidamente e hibernar.
O Windows XP trouxe ainda o suporte às redes Wireless e DSL, melhorou a alternância entre contas de usuários, permitindo que o indivíduo acesse outra conta sem fechar seus programas abertos. Além disso, introduziu a funcionalidade de assistência remota, o que possibilitou que pessoas conectadas à Internet pudessem assumir o controle da máquina para realizar suporte técnico ou auxiliar uma tarefa.
Ao todo, o Windows XP recebeu três grandes atualizações, batizadas de Service Packs. O primeiro foi lançado no dia 9 de setembro de 2002, adicionando o suporte ao formato USB 2.0 e a possibilidade de definir padrões de programas. O SP2 chegou em 6 de agosto de 2004 com foco na segurança do sistema. Já o SP3 foi distribuído em 6 de maio de 2008 com correções de segurança e melhoras no desempenho.
No dia 8 de abril de 2014, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP SP3, não oferecendo mais atualizações ou correções de seguranças para o sistema. Apesar disso, alguns aplicativos como o Microsoft Security Essentials ainda continuarão funcionando até o dia 14 de julho de 2015, quando o sistema será encerrado de uma vez por todas.
Assista abaixo nosso vídeo onde ensinamos a instalar este sistema operacional em uma maquina virtual. Retirei as aulas sobre como usar o mesmo pois ele já esta fora de linha.