Microcontroladores AVR
O que é um microcontrolador?
​
Um microcontrolador é praticamete um computador em um chip, no chip do microntrolador contem todos os itens como processador, memoria ROM, memoria RAM, perifiericos de entrada/saida, conversor analogico/digital, etc.
O microcontrolador pode ser programado para diversas funções, mas faz apenas aquilo que esta em seu programa, para execultar outra funções ele tem que ser reprogramado com um novo programa.
​
Abaixo eu cito exemplos de familias de microcontroladores:
​
PIC – que são da familia de microcontroladores fabricados pela Microchip.
AVR – que são da familia de microntroladores fabricados pela Atmel.
MCS – que são da familia de microntroladores fabricados pela Intel.
Antigamente as montagens eletrônicas poderiam ser usadas em todas as aplicações, incluindo a mecatrônica e eram baseadas em componentes individuais (discretos) e eventualmente com diversos circuitos integrados exercendo funções separadas. Com a evolução da eletrônica e com o surgimento do microprocessador e do microcontrolador passamos para uma nova fase da tecnologia, que simplifica os projetos e as montagens, e além disso os torna mais poderosos e compactos.
Em eletrônica, mecatrônica e em mutas aplicações associadas, os microcontroladores ocupam hoje uma posição de destaque constituindo no célebro dos circuitos, pois reúnem as funções de inteligência, memoria e controle num espaço muito pequeno.
De uma maneira bem direta, podemos dizer que um microntrolador é um dispositivo que mistura hardware com software. Você vai através da programação (C ou Assembly, geralmente) conseguir controlar um hardware para fazer funções especificas de uma maneira simples, facil, flexivel e poderosa.
Numa abordagem mais técnica, podemos dizer que um microcontrolador é um circuito integrado, assim como um microprocessador, mas isso é uma definição muito vaga.
Imagine um ci comum, com funções unicas e bem especificas, fazem aquilo, simplesmente isso e nada mais. O Microcontrolador tambem é um Ci, mais é diferente, pois ele não faz algo especifico como um CI comum, é um CI de uso geral, ja que dá a liberdade para que possamos programá-lo para fazera a tarefa que desejamos.
Qual a diferença entre Microprocessador e Microcontrolador?
Muitas vezes quando estamos começando na eletrônica fazemos muitas confusões, uma delas é confundir Microprocessador com Microcontrolador.
O que é um Microprocessador?
O microprocessador, também chamado de processador, é basicamente um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão. Ele é um cérebro eletrônico em um chip, usado nos computadores, celulares, tablets e todos os equipamentos eletrônicos que baseiam-se nele para executar
suas funções.
O microprocessador Intel 8080 foi um dos primeiros e talvez o mais conhecido microprocessador de 8 bits já fabricado. Clock era de 2 MHz, para a época algo fora do comum. Podemos dizer que esse microprocessador foi o antepassado neandertal dos microprocessadores x86, Pentium 4.
O microprocessador não trabalha sozinho e nem pode ser programado, ele apenas executa as funções que outros componentes externos lhe enviam. Isso quer dizer que para microprocessador trabalhar ele necessita de outros componentes externos como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leitura para armazenamento de programas, dispositivo ou memória para armazenamento permanente de dados, dispositivos periféricos, conversores, interfaces, etc.
​
O que é um Microcontrolador?
​
Um microcontrolador é praticamente um computador em um chip, no chip do microcontrolador contem todos os itens como processador, memória ROM, memória RAM, periféricos de entrada / saída, Conversor Analógico/Digital, etc. O microcontrolador pode ser programado para diversas funções, mas faz apenas aquilo que está em seu programa, para executar outras funções ele tem que ser reprogramado.
​
Ambos realizam algumas operações que são, buscar as instruções da memória e executar estas instruções (operações aritméticas ou lógicas) e o resultado dessas execuções são usados para servir a dispositivos de saída. As instruções eletrônicas representados por um grupo de bits são sempre obtido a partir de sua área de armazenamento, que chamamos de memória.
​
Então recapitulando, o microprocessador é um circuito integrado responsável pelo processamento de dados, como uma unidade lógica e aritmética, com diversos registradores especiais, mas precisa receber ordens externas e ter outros componentes externos para funcionar.
​
Já o microcontrolador é um microprocessador, memória RAM, memória ROM, temporizadores,contadores, porta serial, conversores e portas de I/O em um só circuito integrado, ou seja, um microcomputador de um só chip.
​
Softwares de programação
​
Um microcontrolador é um chip que execulta determinada função que lhe é enviada atravez do codigo de programação, para gerar, compilar, e gravar no chip esse codigo é necessario um sofwtare especifico para esta função.
Existem diversos tipos de softwares com esta finalidade, de acordo com linguagem de programação utilizada. Em nosso curso utilizaremos a linguagem “C”.
​
O software utilizado será o Micro C Pro AVR para a linguagem C.
Placas de gravação
​
Alem dos softwares tambem são necessarios gravadores que fazem a comunicação do microntrolador com o PC e posibilita a leitura, limpeza e gravação do microntrolador.
​
Existem diversos modelos e marcas de placas para leitura, limpeza e gravação de microntroladore no mercado, aqui veremos algumas delas.
​
Sendo que tambem é possivel montar a sua propria placa de gravação, neste curso veremos como isso pode ser feito.
Clique no vídeo abaixo para assistir a vídeo aula sobre este assunto.