top of page

Resistor LDR (Fotoresistor)

   Hoje estudaremos um componente muito utilizado ao nosso redor, mesmo que não percebamos, trata-se do simples e eficaz LDR (do inglês “light dependent resistor “), ou resistor dependente de luz.

   O LDR é um sensor foto-sensível cuja resistência varia conforme a incidência de luz sobre seu corpo.

Imagem1.png

    Este sensor é composto por uma área exposta à luz feita de material semicondutor  que varia sua resistência elétrica conforme o  nível de incidência de raios luminosos, isto porque todo material semicondutor é sensível á radiação de alguma forma (luminosa ou não, visível ou não).

​

    No caso do LDR a resistência elétrica aumenta  com a diminuição  da intensidade luminosa, e diminui com o aumento da intensidade luminosa. A resistência elétrica do LDR sob luz intensa (10 Lux) pode variar entre 1.000 ohms e 10.000 ohms, e sem presença de luz é sempre maior que 200.000 ohms.

Imagem2.jpg

Tipos de fotocondutores

 

Há dois tipos de fotocondutores:

 

Intrínseco: utiliza um material fotocondutivo que envolve a excitação de portadores de carga da banda de valência para a banda de condução;

 

Extrínseco: utiliza um material que envolve a excitação de portadores de carga entre uma impureza e a banda de valência e de condução. São mais empregados para

operação no espectro do infravermelho.

​

​

   Funcionamento:

​

   A física por trás do LDR lembra bastante o efeito fotovoltaico. Quando os fótons

(partículas de luz) incidem sobre a superfície do componente, os elétrons presentes

no material semicondutor são liberados. Com isso, sua condutividade aumenta e a

resistência cai.

Imagem3.png

    E como o material possui alta resistência em seu estado normal, sua resistência  fica baixa quando incide muito luz nele. Ou seja, se está escuro a resistência é máxima, e se está claro, a resistência é mínima.

    Porém a construção físico-química do material semicondutor do LDR não permite  que ele seja sensível  á uma grande faixa do  espectro de ondas eletromagnéticas a faixa mais sensível do LDR é ao redor de 540nm, que fica entre a luz visível verde e a amarela.

​

    Por ter sua maior sensibilidade na faixa da luz visível verde e amarela, o

LDR  é um componente muito utilizado para detectar o amanhecer  e o

anoitecer,  nos conhecidos  interruptores  crepusculares  ou  fotocélulas.

    Este tipo de componente é muito utilizado em iluminação pública e também privada (garagens e áreas comuns) em todo o mundo.

Imagem5.png

    Para a representação esquemática deste componente são utilizados os símbolos esquemáticos mostrados abaixo:

Imagem4.png

Os LDRs comuns tem uma sensibilidade que se aproxima de certo modo a sensibilidade do olho humano no que se refere às diferentes cores, com a diferença que estes podem alcançar um pouco mais a faixa do infra-vermelho. 

    Com relação à velocidade de operação os LDRs são relativamente lentos em função de outros dispositivos foto-sensíveis não podendo operar em frequências maiores que alguns quilohertz.

Imagem6.png

    Na figura acima, temos a curva característica de um LDR, nela podemos observado que a resistência no escuro é muito alta, da ordem de muitos megΩ, se reduz a algumas dezenas ou centenas de Ω quando ele é iluminado diretamente.

    Assim, se ligarmos em série com um LDR uma fonte de energia e um amperímetro, veremos que a corrente circulante pelo circuito dependerá da quantidade de luz que incide no LDR. Quando a luz for intensa a corrente será maior. Ligando um relê ao circuito, pode-se fazer seu controle por meio de um feixe de luz.

​

Um circuito para exemplo de utilização deste circuito é mostrado na figura abaixo, clique na mesma para efetuar o download deste circuito.

Imagem7.PNG

Abaixo esta disponível a video aula sobre este tema, clique no vídeo para visualizar.

bottom of page