Grandezas Elétricas
As principais grandezas elétricas são:
- Tensão;
- Corrente;
- Potência;
- Resistência.
Tensão Elétrica
A tensão elétrica (∆V), também chamada de diferença de potencial (ddp), caracteriza a diferencial do potencial elétrico de dois pontos num condutor. É, portanto, a força decorrente da movimentação dos elétrons em determinado circuito.
No sistema internacional sua unidade de medida é o Volts e seu símbolo é o (V), sendo calculada através da seguinte expressão:
V = R.I
A tensão pode ser classificada em dois tipos: Tensão Alternada e Tensão continua.
A tensão alternada é uma tensão que varia sua polaridade conforme a passagem do tempo, oscilando entre um valor de pico positivo (+Vp) e um valor de pico negativo (-Vp). A diferença entre a tensão de pico positiva e negativa denomina-se tensão de pico a pico (Vpp), que é a amplitude máxima do sinal.
O tempo necessário para ir de um pico positivo ao próximo pico positivo (ou seja, o tempo de um ciclo completo) denomina-se período, e é representado pela letra T. A frequência, definida como o número de ciclos completos em um segundo, pode ser calculado através do inverso do período (F=1/T). A unidade de frequência é o Hertz (Hz) e equivale a ciclos por segundo.
A Tensão Continua é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção, diferente da corrente alternada cujo sentido dos elétrons varia no tempo. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir tensão contínua .
Corrente Elétrica
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reações químicas, atrito, luz, etc.)
No sistema internacional sua unidade de medida é o Ampere e seu símbolo é o (A), sendo calculada através da seguinte expressão
I = V/R
A Corrente elétrica pode ser classificada em dois tipos: corrente Alternada e Corrente continua.
​
​
A Corrente contínua (CC ou DC do inglês direct current) é o fluxo ordenado de elétrons sempre numa direção, Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente de 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.). Este tipo de circuito possui um polo negativo e outro positivo (é polarizado).
A corrente alternada (CA ou AC - do inglês alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos polos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).
Resistência Elétrica
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm ( Ω ), e, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é medida em ohms e seu símbolo é o ( Ω ), sendo calculada através da seguinte expressão:
R = V/I
​
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.
Os fatores que influenciam na resistência de um dado condutor são:
A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito. A resistividade, por sua vez, depende da temperatura na qual o condutor se encontra.
Efeito Joule
Um condutor metálico, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, se aquece. Num ferro de passar roupa, num secador de cabelos ou numa estufa elétrica, o calor é produzido pela corrente que atravessa um fio metálico. Esse fenômeno, chamado efeito Joule, deve-se aos choques dos elétrons contra os átomos do condutor. Em decorrência desses choques dos elétrons contra os átomos do retículo cristalino, a energia cinética média de oscilação de todos os átomos aumenta. Isso se manifesta como um aumento da temperatura do condutor. O efeito Joule é a transformação de energia elétrica em energia térmica.
​
Potência Elétrica
A potência elétrica pode ser definido como o trabalho elétrico desenvolvido pela corrente elétrica num período de tempo. Em termos mais simples é a conversão de energia elétrica em outra energia útil ao ser humanos. No caso do chuveiro, quanto maior potência elétrica, maior a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água. No sistema internacional sua unidade de medida é o watt e seu símbolo é o (W), sendo calculada através da seguinte expressão:
P = V/I
​
onde ( I ) é o valor instantâneo da corrente e ( V ) é o valor instantâneo da tensão. Se
( I ) está em ampères e ( V ) em volts, ( P ) estará em watts. É bastante comum encontrar em dispositivos a potência em unidades diretas, ( VA.)
Potência elétrica pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.
Num sistema de corrente contínua em que ( I ) e ( V ) se mantenham invariantes durante um dado período, a potência transmitida é também constante e igual ao produto
( I . V ).
​
​
Para download da tabela
ao lado clique aqui.
Triangulo das grandezas elétricas, utilizado para calcular Tensão, Corrente, Resistência e Potencia, onde:
​
V = Tensão Elétrica - Unidade de Medida em Volt (V)
I = Corrente Elétrica - Unidade de Medida em Ampére (A)
P = Potência Elétrica - Unidade de Medida em Watt (W)
R = Resistência Elétrica - Unidade de Medida em Ohms (Ω)
​
Logo: ( / = Dividir ) ( . = Multiplicar )
​
Exemplo para calculo de grandezas Elétricas
​
Para exemplificar o uso do calculo das grandezas elétricas, vamos calcular a corrente que circula por um condutor que alimentar um chuveiro elétrico
​
Como exemplo utilizaremos este chuveiro da FAME que trabalha com tensão de 110v e tem potencia total de 6800w.
Para o calculo da corrente, utilizamos a formula seguinte:
I = P/V
Assim teremos:
I = 6800/110
I = 61,81A
Para este chuveiro a corente total que circula pelo condutor é de 61,81A .
Agora que já temos o valor da corrente, podemos calcular a resistência elétrica do chuveiro através da formula seguinte:
R = V/I
Assim teremos:
R = 110/61,81
R = 1,77Ω
Este chuveiro possui resistência elétrica de 1,77Ω.
​
Clique abaixo e assista esta aula em meu canal no youtube.
​
Fim da Aula 02