top of page

Associação de Resistores

Na análise de circuitos elétricos, muitas vezes é conveniente representar um trecho complexo com muitos resistores, por um único resistor cuja resistência equivale á de todo o conjunto. A resistência final dessa associação é comumente denominada resistência total (Rt) ou resistência equivalente (Req) vista de dois pontos do circuito.

​

​

  Para exemplificar , a figura ao lado mostra um circuito com duas resistências R1 e R2, entre os pontos A e B. Se aplicarmos um ohmímetro nos pontos A e B desse circuito

A resistência total (Rt) lida será o valor de R1 e R2 somados pois estes estão ligados em serie.

Imagem1.png

Esta associação também é muito útil quando necessitamos de um determinado valor  para um resistor de nosso projeto, e que não encontramos este valor comercialmente em lojas de componentes.

​

 

A associação de resistores se classifica de três formas:

​

 

- Associação Serie;

​

- Associação Paralela;

​

- Associação Serie Paralela (mista).

Na associação Serie os resistores são ligados em serie um após o outro como o próprio nome deixa transparecer . Um fato importante é que sempre devemos utilizar resistores de mesma potencia, porem com valores de resistência distintos.

Imagem2.png

Desta forma, a resistência total deste circuito será igual a soma de todos os valores dos resistores sendo eles iguais ou não. A fórmula para o calculo da resistência total neste tipo de associação é mostrada a seguir:

 

Rt ou Req = R1 + R2 + R...

​

Imagem5.PNG
Imagem4.PNG

Outra característica da associação em serie de resistores é que a corrente que circula pelo circuito será a mesma sobre todos os resistores, sendo que se nesta associação tivermos resistores com valores distintos, a oposição a passagem da corrente será maior no resistor de maior valor.

​

​

Na associação Paralela os resistores tem seus terminais ligados entre si de forma paralela como  mostrado na figura abaixo:

Imagem7.png

Na associação em paralelo, o inverso da resistência equivalente é igual a soma dos inversos das varias resistências da ligação, sendo assim, a formula para calculo da (Rt) ou (Req) e mostrada a seguir:

Imagem8.png

Para exemplificar vamos fazer o calculo da associação paralela mostrada a seguir:

Imagem11.png

Seguindo a formula o resultado será o seguinte:

Imagem10.png

   Fazendo uma comparação entre as associações mostradas anteriormente, na associação em serie, tudo acontece como se aumentássemos o comprimento da resistência . Portanto, a resistência total AUMENTA.

 

   Na associação em paralelo ocorre o contrario é como se aumentássemos a área do condutor. Logo, a resistência dependerá do inverso da área e seu valor DIMINUI.

​

Para os exemplos mostrados anteriormente:

​

 

Na Associação em serie, Rt é sempre maior que a maior resistência:

​

 

                                Rt = 60Ω > R3 = 30Ω

​

 

Na Associação em paralelo, Rt é sempre menor do que a menor resistência:

​

 

                                Rt = 5,45Ω <  R1 = 10Ω

   Uma outra forma de calcular a resistência total de uma associação em paralelo é mostrada a seguir:

Imagem11.png

Utilizando como exemplo o circuito anterior, primeiro precisamos definir o valor de Rx como a associação em paralelo de R2 e R3 teremos o subcircuito  mostrado abaixo:

Imagem12.png

Para achar o valor de Rx teremos que utilizar a seguinte formula:

Imagem13.png
Imagem14.png

Associando os valores de Rx e R1 teremos:

Imagem16.png

Que é idêntico ao calculo utilizado anteriormente. Isso é chamado de estratégia de solução bastante utilizada.

​

   Para calcular o valor da resistência total na associação em paralelo de resistores de mesmo valor, utilizamos a seguinte expressão:

Imagem17.png
Imagem20.png
Imagem18.png

Sendo assim, calculando o valor da resistência total da associação mostrada na segunda figura, teremos:

Imagem19.png

Na associação mista como o próprio nome deixa transparecer, é a combinação de duas associações. Não há um formula especifica para resolvê-la, mais diversas estratégias empregando as equações anteriores.

Imagem21.png

No circuito acima, os resistores R1 e R2 estão em serie, resultando em Rx = 10+20 = 30Ω.

Imagem22.png

Resultando no subcircuito da figura ao lado, veja que agora Rx e R3 formam uma associação de dois resistores em paralelo de mesmo valor, assim podemos calcular a Rt:

Imagem23.png

Outro exemplo de associação mista é mostrado na figura abaixo:

Imagem27.png

Observe que agora ocorre o inverso do exemplo anterior, pois temos que calcular primeiro a associação em paralelo e com o resultado calcular a associação em serie. Assim teremos:

Imagem25.png

Após encontramos o valor de Rx da associação em paralelo do circuito misto, Podemos agora calcular o valor de Rt deste circuito

Imagem28.png

Assim teremos a Rt do circuito com a seguinte formula:

​

​

                          Rt = 6,67 + 30 = 36,6Ω

As técnicas estudas até agora permitem resolver a grande maioria dos casos de associação de resistores. Porem existem algumas situações em que a determinação da resistência equivalente não é possível com os recursos conhecidos.  È o caso circuito mostrado abaixo:

Imagem29.png

Neste circuito não é possível encontrar nenhum par de resistores associados em serie nem em paralelo. Para calcular o valor da Rt dos pontos A e B não é uma tarefa fácil, porem existem técnicas denominadas de  transformação 

DELTA-ESTRELA      ou    ESTRELA-DELTA .

​

 

   Porem estas técnicas fazem parte do estudo da eletrônica avançada que veremos bem mais a frente em nosso curso.

Imagem30.png
Imagem31.png

Abaixo esta disponível a video aula sobre este tema, clique no vídeo para visualizar.

bottom of page